SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: elementos para um projeto formativoEXERCÍCIOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVENTIVA COM O CINEMA E A PSICOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONZALEZ, Silvana Peres  e  SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.144-153.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.72254.

Este artigo tem como objetivo compreender acerca da formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais em escolas do campo, como resultado de um recorte de estudo de dissertação. A proposta de educação do campo prevê que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às peculiaridades do contexto do camponês, neste sentido, se faz necessário refletir sobre a formação docente nesta realidade. Este universo requer que a formação oportunize aos professores a fundamentação teórica referente à modalidade de educação do campo. Neste sentido, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Para tanto, foram mapeados no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, onde foram utilizados os descritores educação do campo e formação continuada de professores, com a finalidade de conhecer os resultados das produções científicas sobre a formação continuadas de professores, atuantes nos anos iniciais, nas escolas do campo. Foram selecionadas sete dissertações de mestrado, publicadas em um lapso temporal entre os anos de 2017 e 2021. Após análise e sistematização destas produções, foi possível concluir que embora sejam identificados avanços positivos nos dispositivos de formação continuada disponibilizados às escolas do campo, ainda existe a demanda de formação continuada específica aos docentes que atuam neste cenário. A formação continuada para essa modalidade de ensino implica em assumir uma configuração que estimule os docentes à compreensão da proposta de educação do campo.

Palavras-chave : formação continuada; anos iniciais; educação do campo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )