SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS IN THE FIRST YEARS IN SCHOOLS IN THE COUNTRYSIDETHE CHALLENGES OF THE PARTNERSHIP BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOL IN THE SUPERVISED TEACHING INTERNSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

OMELCZUK, Fernanda. EXERCÍCIOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVENTIVA COM O CINEMA E A PSICOLOGIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.154-166.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74923.

O artigo apresenta proposições e resultados de pesquisas para o campo da formação docente inventiva (Barbosa, Dias e Peluso, 2013; Dias, 2009, 2011, 2012; Kastrup, 2005) desenvolvidos com o cinema (Bergala, 2008; Fresquet, 2013; Migliorin, 2015) junto à disciplina de Psicologia da Educação, a qual é oferecida para diferentes cursos de licenciaturas. Para tanto, são definidos os fundamentos epistemológicos que sustentam a proposta de uma formação inventiva, além de referências e pesquisas sobre o ensino de psicologia e conteúdos que integram a ementa dessa disciplina nas licenciaturas, destacando modos de relação com esses saberes e suas políticas cognitivas. Em seguida, são apresentados os filmes O garoto selvagem (1969), de François Truffaut, e Jonas e o circo sem lona (2015), de Paula Gomes, que intensificam temas clássicos do campo psicológico para a formação de professores. Posteriormente, são expostos dois exercícios de criação cinematográfica realizados com esses filmes e as contribuições dessas atividades para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia.

Keywords : formação docente inventiva; psicologia da educação; cinema-educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )