SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74LA FORMACIÓN CONTINUA DEL DOCENTE EN LOS PRIMEROS AÑOS EN LAS ESCUELAS DEL CAMPOLOS RETOS DE LA COLABORACIÓN ENTRE LA UNIVERSIDAD Y LA ESCUELA EN LAS PRÁTICAS DOCENTES TUTELADAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OMELCZUK, Fernanda. EXERCÍCIOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INVENTIVA COM O CINEMA E A PSICOLOGIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.154-166.  Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74923.

O artigo apresenta proposições e resultados de pesquisas para o campo da formação docente inventiva (Barbosa, Dias e Peluso, 2013; Dias, 2009, 2011, 2012; Kastrup, 2005) desenvolvidos com o cinema (Bergala, 2008; Fresquet, 2013; Migliorin, 2015) junto à disciplina de Psicologia da Educação, a qual é oferecida para diferentes cursos de licenciaturas. Para tanto, são definidos os fundamentos epistemológicos que sustentam a proposta de uma formação inventiva, além de referências e pesquisas sobre o ensino de psicologia e conteúdos que integram a ementa dessa disciplina nas licenciaturas, destacando modos de relação com esses saberes e suas políticas cognitivas. Em seguida, são apresentados os filmes O garoto selvagem (1969), de François Truffaut, e Jonas e o circo sem lona (2015), de Paula Gomes, que intensificam temas clássicos do campo psicológico para a formação de professores. Posteriormente, são expostos dois exercícios de criação cinematográfica realizados com esses filmes e as contribuições dessas atividades para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia.

Palabras clave : formação docente inventiva; psicologia da educação; cinema-educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )