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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LUMERTZ, Fábia Daniela Schneider  e  OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de. CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA INFANTIL E O BRINCAR MEDIADO: estudo a partir da teoria histórico-cultural. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.195-207.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70614.

O artigo tem como tema central o brincar e o papel da mediação nesse processo, tendo como objetivo principal refletir sobre a mediação do brincar no processo de constituição psíquica infantil desde o início da vida, quando o brincar é marcado fortemente pela intervenção de um outro humano que nomeia os objetos e aponta as suas funções para a criança, até o brincar simbólico, fruto da ação da imaginação sobre os objetos e sobre as situações sociais da vida. Trata-se de um estudo teórico, de revisão narrativa da literatura, feito com pesquisa bibliográfica qualitativa fundamentada na base conceitual da teoria histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano. O estudo destaca o brincar mediado como fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a humanização infantil. Assim, este trabalho pode contribuir para o entendimento da aprendizagem mediada desde o início da vida e da imprescindibilidade do brincar no desenvolvimento psíquico infantil.

Palavras-chave : teoria histórico-cultural; brincar; mediação; desenvolvimento psíquico..

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