SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74UNIVERSAL LEARNING ASSESSMENT AND DESIGN: a study at a public university in the state of Ceará, BrazilE. P. THOMPSON'S CONTRIBUTIONS TO THE WORKING CLASS: class struggle and experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

AGUIAR, André Effgen de  and  MILEA, Arasy González. ENTRELAÇANDO LINGUAGENS E HISTÓRIA: Práticas de tortura contemporânea a partir da visão do letramento crítico. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.230-247.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.71287.

O presente trabalho pretende conectar, de forma transdisciplinar, o ensino de linguagens e história, por meio da discussão e elaboração de uma proposta didática, orientada pelos preceitos filosóficos-educacionaisculturais do letramento crítico (DUBOC, 2014, AGUIAR, 2021, 2022, SHOR, 1999, BISHOP, 2014; CARBONIERI, 2016;,LEWISON, FLINT, VAN SLUYS, 2002,GONZÁLEZ-MILEA, GARCÍA-RUIZ, 2021). A ideia é refletir sobre as práticas de tortura institucionalizadas, sobretudo na época da ditadura militar brasileira (1964-1985), e entender suas heranças na contemporaneidade por meio de métodos de torturas veladas, cada vez mais sofisticadas. O importante aqui é nomear o que está ocultado, e construir com os estudantes caminhos alternativos para entender a história que a história não conta.

Keywords : letramento crítico; ensino de línguas; ensino de história; ditadura militar; torturas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )