SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74E. P. THOMPSON'S CONTRIBUTIONS TO THE WORKING CLASS: class struggle and experiencesNARRATIVAS DE PROFESSORES: a experiência do currículo neoliberal por docentes de Brasil e Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MOURA, Luís Cláudio Rocha Henriques de; SOUZA, Clóvis Henrique Leite de  and  WITEZE JUNIOR, Geraldo. GRAFITES DA DISCÓRDIA: o conservadorismo em ação na escola. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.262-277.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.72036.

No final de 2017, como parte das atividades pedagógicas de artes visuais orientadas por docentes, estudantes do ensino médio realizaram grafites nas paredes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) em Formosa. O esforço analítico neste artigo centrou-se, então, no discurso contrário aos grafites como expressão do conservadorismo no campo educacional, que possuía forte presença em debate na sociedade brasileira naquele momento. No caso em estudo, foi possível perceber que o conservadorismo se coloca em ação no âmbito escolar por meio das seguintes ações: negação do conhecimento acadêmico, crítica às instituições, vigilância à atividade docente, desqualificação do trabalho educativo e disseminação de pânico moral. Para o presente estudo, foram reunidos documentos oficiais com reclamações ou elogios à ação educativa, as respectivas respostas institucionais à ouvidoria e ao Ministério Público, bem como atas de reunião e diversas cartas públicas de apoio elaboradas por ocasião dos fatos. A alteração no padrão visual do campus gerou disputas que explicitaram as divergências ideológicas latentes, trazendo à tona diversos entendimentos sobre o que é arte e como ela deve ser desenvolvida no espaço da escola pública.

Keywords : conservadorismo; escola; arte..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )