SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74GRAFITTI OF DISCORD: conservatism in action at schoolCURRICULUM AND TEACHER TRAINING IN THE CONTEXT OF THE (POST) PANDEMICTITLE IN ENGLISH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TERRA, Dinah Vasconcellos; FAJARDO, Roxana Hormazábal  and  CASTRO, Pedro Alves. TEACHERS´ NARRATIVES: the experience of the neoliberal curriculum by teachers in Brazil and Chile. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.278-292.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76024.

O texto pretende mostrar, por meio das narrativas de professores/as, como algumas políticas curriculares nacionais no Brasil e no Chile são marcadas por entidades e organizações como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo foi sinalizar como alguns elementos dessas políticas, todavia, se manifestam na experiência brasileira e chilena em certos documentos de políticas curriculares para a educação básica, a formação e a prática de professores/as. A metodologia do estudo se baseia na indagação narrativa, pela qual construímos e analisamos os relatos docentes que permitem entrelaçar experiências profissionais e pedagógicas de um grupo de professores e professoras no Brasil e no Chile. Apostamos que o diálogo com as duas experiências (Brasil e Chile) demarca reflexões de como as políticas curriculares nacionais continuam pondo em prática um currículo que busca silenciar as vozes dos/as professores/as. Ainda que as narrativas sejam frágeis, revelam que professores/as sabem o que as políticas pretendem e que aqueles/as que encontram espaço para trabalho coletivo tentam transcendê-las, de alguma forma, buscando a qualidade de ensino relevante para os/as estudantes.

Keywords : políticas públicas; experiência; currículos; formação docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )