SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74GRAFITIS DE LA DISCORDIA: el conservadurismo en acción en la escuelaCURRICULUM Y FORMACIÓN DOCENTE EN EL CONTEXTO DE LA (POST) PANDEMIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TERRA, Dinah Vasconcellos; FAJARDO, Roxana Hormazábal  y  CASTRO, Pedro Alves. TEACHERS´ NARRATIVES: the experience of the neoliberal curriculum by teachers in Brazil and Chile. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.278-292.  Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76024.

O texto pretende mostrar, por meio das narrativas de professores/as, como algumas políticas curriculares nacionais no Brasil e no Chile são marcadas por entidades e organizações como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo foi sinalizar como alguns elementos dessas políticas, todavia, se manifestam na experiência brasileira e chilena em certos documentos de políticas curriculares para a educação básica, a formação e a prática de professores/as. A metodologia do estudo se baseia na indagação narrativa, pela qual construímos e analisamos os relatos docentes que permitem entrelaçar experiências profissionais e pedagógicas de um grupo de professores e professoras no Brasil e no Chile. Apostamos que o diálogo com as duas experiências (Brasil e Chile) demarca reflexões de como as políticas curriculares nacionais continuam pondo em prática um currículo que busca silenciar as vozes dos/as professores/as. Ainda que as narrativas sejam frágeis, revelam que professores/as sabem o que as políticas pretendem e que aqueles/as que encontram espaço para trabalho coletivo tentam transcendê-las, de alguma forma, buscando a qualidade de ensino relevante para os/as estudantes.

Palabras clave : políticas públicas; experiência; currículos; formação docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )