SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74NARRATIVAS DE PROFESSORES: a experiência do currículo neoliberal por docentes de Brasil e ChileTEACHER TRAINING AND SUBJECTIVATION PROCESSES: thinking on the education in tension of the difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BOULAN, Noralí. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA (PÓS) PANDEMIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.293-304.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.75979.

O presente artigo tem como base as primeiras explorações conceituais de uma pesquisa em andamento que busca analisar a constituição identitária de professores iniciantes que realizaram sua formação inicial em contexto de confinamento - e a consequente virtualização das práticas educativas - e que devem ingressar no campo profissional no contexto do retorno à presença escolar. Este trabalho analisa as reflexões sobre as políticas curriculares para a Formação Inicial de Professores (Initial Teacher Education - ITE) no contexto da pandemia, enfocando principalmente as abordagens produzidas nos contextos de confinamento social, além de apresentar algumas noções que nos convidam a pensar o campo curricular no contexto atual, ou seja, na era da (pós) pandemia. Para isso, retomaremos alguns postulados da vasta pesquisa sobre o currículo como um texto político, pós-moderno, pós-estruturalista e desconstrutivo (PINAR, 2014; DE ALBA, 1995, 2021; LOPES, 2013, 2015).

Keywords : currículo; formação de professores; pós-pandemia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )