SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74NARRATIVAS DEL PROFESORADO: la experiencia del curriculum neoliberal en docentes de Brasil y ChileFORMACIÓN DOCENTE Y PROCESOS DE SUBJETIVACIÓN: apuntes para pensar la educación en la tensión de la diferencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BOULAN, Noralí. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA (PÓS) PANDEMIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.293-304.  Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.75979.

O presente artigo tem como base as primeiras explorações conceituais de uma pesquisa em andamento que busca analisar a constituição identitária de professores iniciantes que realizaram sua formação inicial em contexto de confinamento - e a consequente virtualização das práticas educativas - e que devem ingressar no campo profissional no contexto do retorno à presença escolar. Este trabalho analisa as reflexões sobre as políticas curriculares para a Formação Inicial de Professores (Initial Teacher Education - ITE) no contexto da pandemia, enfocando principalmente as abordagens produzidas nos contextos de confinamento social, além de apresentar algumas noções que nos convidam a pensar o campo curricular no contexto atual, ou seja, na era da (pós) pandemia. Para isso, retomaremos alguns postulados da vasta pesquisa sobre o currículo como um texto político, pós-moderno, pós-estruturalista e desconstrutivo (PINAR, 2014; DE ALBA, 1995, 2021; LOPES, 2013, 2015).

Palabras clave : currículo; formação de professores; pós-pandemia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )