SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75VOCÊS SÃO IMPORTANTES…”: questões de alteridade e diferença nas políticas curricularesUMA PROFESSORA QUE CONTA HISTÓRIAS SOBRE INFÂNCIAS: gêneros e sexualidades dissidentes na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BRAZ, Lidiane da Silva  e  MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. APESAR DA SOMBRA DA VIGILÂNCIA, UMA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.15-27.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78799.

Pretendemos, com a discussão apresentada nesse artigo, analisar as recorrências discursivas produzidas nas/pelas práticas que acontecem em uma escola pública, inserida em contexto socioeducativo. Ancoradas teórico-metodologicamente nos estudos foucaultianos em educação e na filosofia da diferença, a pesquisa que dá condições para as análises construídas busca problematizar as práticas educacionais desenvolvidas nesse espaço, que se dão entre a sujeição e/ou a condução das condutas e as possibilidades de contracondutas. Para tanto, assumimos como material do estudo duas práticas produzidas pelos alunos, em oficinas que acontecem na escola: monólogo e a letra do videoclipe Sonho de liberdade. Os anúncios visualizados em tal materialidade nos possibilitam defender outras intencionalidades para as práticas que são desenvolvidas na/pela escola em questão, para além das técnicas de sujeição, práticas essas consideradas a partir da experiência e seu sentido singular e contingente, as quais possibilitam o exercício crítico do pensamento ao mesmo tempo que permitem a experiência da afecção. Tais práticas, pelo movimento vivo de afetos que curto circuitam as relações, dão lugar ao exercício ético do cuidado de si e do cuidado com o outro.

Palavras-chave : contracondutas; experiências; ética; escola..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )