SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75THE CHILDHOOD STORIES TOLD BY A TEACHER: dissident genders and sexualities at schoolCHILDHOOD AS A PEDAGOGICAL PROJECT IN MEMORIES OF THE MILITARY DICTATORSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Claudia Aparecida do Nascimento e  and  BACKES, José Licínio. CURRÍCULO, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: as crianças negras são importantes. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.42-53.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78770.

O artigo tem como objetivo analisar as relações entre crianças de três anos e destas com os adultos no contexto de uma creche, identificando a possível presença do ideal de branqueamento e da colonialidade. Situa-se teoricamente no campo dos estudos étnico-raciais, problematizando questões relativas ao currículo, à colonialidade e ao ideal de branqueamento. A pesquisa de campo foi realizada em uma creche com crianças de três anos, por meio da observação participante. A análise qualitativa mostrou que meninas brancas são forjadas entre elogios e afetos, e isso as faz pensar que são merecedoras de toda atenção; elas aprendem que são importantes. Já com as meninas negras na creche, acontece o contrário: quanto mais são desprezadas ou tratadas com indiferença, mais se retraem, se calam e se isolam; ainda, quanto mais escuro o tom da pele, maior a indiferença por parte da escola. Estas meninas aprendem que não são importantes ou que são menos importantes que as meninas brancas. Conclui-se que o ideal de branqueamento e a colonialidade pautam as relações entre as crianças e delas com os adultos.

Keywords : currículo; ideal de branqueamento; crianças negras..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )