SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75CURRÍCULO, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: as crianças negras são importantesCRIANÇAS, SEUS DESENHOS IMPORTAM! Enunciações infantis como potências para os currículos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SALGADO, Raquel Gonçalves; AMARO, Raquel Dias  e  FERREIRA, Dantiely Martins. A INFÂNCIA COMO PROJETO PEDAGÓGICO EM MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.54-67.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.79081.

Este artigo tem como objetivo analisar a infância como projeto educativo na ditadura militar por meio das memórias atravessadas por marcadores sociais de diferença de pessoas que viveram a infância ou parte dela nesse momento político do país. Nessas memórias, ressaltam-se os sentidos sobre as infâncias nos contextos educativos de instituições sociais, como a família e a escola, em consonância com o projeto de desenvolvimento e progresso da nação em funcionamento durante toda a ditadura militar. Convém, portanto, questionar: quais são os processos educativos para a infância durante a ditadura militar brasileira? Que infâncias, nas suas diferenças, foram sufocadas pelo projeto educativo da infância normativa? O contexto destas indagações é uma pesquisa com foco nas memórias de infância da ditadura militar de pessoas, com idades entre 50 e 70 anos, que, no presente, estão vinculadas a sindicatos ou movimentos sociais voltados às questões de gênero, raça e sexualidade. Discute-se que essas memórias convergem em pedagogias de moralização e das normativas de gênero como projetos da nação brasileira para uma geração de crianças. Por outro lado, nota-se que, mesmo diante de um projeto pedagógico de silenciamento da infância pela via da produção do desaparecimento social da repressão política, há os deslocamentos e as brechas para a existência de sentidos e subjetividades que seguem o contrafluxo da educação normativa vigente à época.

Palavras-chave : memórias de infância; ditadura militar; pedagogias da infância; marcadores sociais de diferença..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )