SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75CHILDHOOD AS A PEDAGOGICAL PROJECT IN MEMORIES OF THE MILITARY DICTATORSHIPABOUT NOT FOLLOWING RECIPES, CREATING OTHER NARRATIVES AND INVENTING SCRIPTS: what does the curriculum of two children's films teach about gender? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GOUVEIA, Claudineia Rossini  and  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. CRIANÇAS, SEUS DESENHOS IMPORTAM! Enunciações infantis como potências para os currículos. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.68-83.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.786893.

Amplia sentidos sobre experiências com o desenho infantil em um CMEI de Vitória/ES, junto às professoras e às crianças entre 5 e 6 anos, durante o ano de 2022. Problematiza: as enunciações infantis que emergem com seus desenhos produzem que tipo de potências para os currículos e para as docências na educação infantil? Mobiliza a pesquisa-intervenção com a cartografia (Passos, Kastrup, Escóssia, 2020; Deleuze, Guattari, 1995) para a produção e análise dos processos da pesquisa. Os resultados destacam que o currículo não é neutro devido à experiência como uma condição da infância, alertam as docências para os riscos de a engrenagem capital controlar a força criativa das crianças e anular a diferença, indicam que o desejo é revolucionário, o que amplia a condição de alteridade na educação infantil. As considerações afirmam a ressignificação dos currículos e das práticas docentes pelas enunciações infantis, envolvendo as crianças nos espaços políticos de participação, com a abertura nas relações adulto e criança, ampliando a composição de currículos e docências inventivas.

Keywords : educação infantil; currículo; formação docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )