SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75A INFÂNCIA COMO PROJETO PEDAGÓGICO EM MEMÓRIAS DA DITADURA MILITARSOBRE NÃO SEGUIR RECEITAS, CRIAR OUTRAS NARRATIVAS E INVENTAR ROTEIROS: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GOUVEIA, Claudineia Rossini  e  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. CRIANÇAS, SEUS DESENHOS IMPORTAM! Enunciações infantis como potências para os currículos. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.68-83.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.786893.

Amplia sentidos sobre experiências com o desenho infantil em um CMEI de Vitória/ES, junto às professoras e às crianças entre 5 e 6 anos, durante o ano de 2022. Problematiza: as enunciações infantis que emergem com seus desenhos produzem que tipo de potências para os currículos e para as docências na educação infantil? Mobiliza a pesquisa-intervenção com a cartografia (Passos, Kastrup, Escóssia, 2020; Deleuze, Guattari, 1995) para a produção e análise dos processos da pesquisa. Os resultados destacam que o currículo não é neutro devido à experiência como uma condição da infância, alertam as docências para os riscos de a engrenagem capital controlar a força criativa das crianças e anular a diferença, indicam que o desejo é revolucionário, o que amplia a condição de alteridade na educação infantil. As considerações afirmam a ressignificação dos currículos e das práticas docentes pelas enunciações infantis, envolvendo as crianças nos espaços políticos de participação, com a abertura nas relações adulto e criança, ampliando a composição de currículos e docências inventivas.

Palavras-chave : educação infantil; currículo; formação docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )