SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75KIDS, YOUR DRAWINGS MATTER! Children's enunciations as powers for curriculaWEAVERS BETWEEN ALTERITY AND EDUCATION: eight contemporary approaches to sex education and the (dis) appearance of the dimensions of human sexuality in the BNCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CAITANO, Tainara Cristina Monteiro  and  OLIVEIRA, Danilo Araujo de. SOBRE NÃO SEGUIR RECEITAS, CRIAR OUTRAS NARRATIVAS E INVENTAR ROTEIROS: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.84-97.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78760.

Este artigo analisa dois filmes infantis Moana - um mar de aventuras e Valente. A partir de aportes das teorias pós-críticas, esses filmes se constituem como um currículo. Para as análises, inspiramo-nos na análise de discurso foucaultiana e mobilizamos gênero como categoria analítica. O argumento desenvolvido aqui é de que, no currículo dos filmes infantis analisados, demanda-se uma subjetividade feminina que resiste às normas de gênero, ensinando as meninas a serem corajosas, determinadas, empoderadas, aventureiras, guerreiras, livres, posicionadas, questionadoras e a lutarem por sua dignidade, independência e visibilidade, nos mais diversos campos que permeiam a sociedade, desde o seio familiar até os espaços considerados mais improváveis. Para além disso, que elas se reconheçam como sábias e capazes de reinventar e subverter os caminhos de seus próprios destinos.

Keywords : gênero; currículo; resistência..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )