SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75¡NIÑOS, SUS DIBUJOS IMPORTAN! Las enunciaciones infantiles como facultades para los currículosTEJEDORES ENTRE ALTERIDAD Y EDUCACIÓN: ocho enfoques contemporáneos de la educación sexual y la (des)aparición de las dimensiones de la sexualidad humana en el BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CAITANO, Tainara Cristina Monteiro  y  OLIVEIRA, Danilo Araujo de. SOBRE NÃO SEGUIR RECEITAS, CRIAR OUTRAS NARRATIVAS E INVENTAR ROTEIROS: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.84-97.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78760.

Este artigo analisa dois filmes infantis Moana - um mar de aventuras e Valente. A partir de aportes das teorias pós-críticas, esses filmes se constituem como um currículo. Para as análises, inspiramo-nos na análise de discurso foucaultiana e mobilizamos gênero como categoria analítica. O argumento desenvolvido aqui é de que, no currículo dos filmes infantis analisados, demanda-se uma subjetividade feminina que resiste às normas de gênero, ensinando as meninas a serem corajosas, determinadas, empoderadas, aventureiras, guerreiras, livres, posicionadas, questionadoras e a lutarem por sua dignidade, independência e visibilidade, nos mais diversos campos que permeiam a sociedade, desde o seio familiar até os espaços considerados mais improváveis. Para além disso, que elas se reconheçam como sábias e capazes de reinventar e subverter os caminhos de seus próprios destinos.

Palabras clave : gênero; currículo; resistência..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )