SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75A “INOVADORA” POLÍTICA ANGRENSE E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PÓS-BNCC: um estudo da construção discursiva curricular centralizadora no municípioCURRÍCULO NAS FRONTEIRAS: alteridade e diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva; CUNHA, Kátia Silva  e  SANTOS, Leonardo Silva. POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: pensando a alteridade, diferença e os outros da e na política. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.124-136.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78907.

Este artigo discute sobre as políticas de currículo em uma perspectiva pós-fundacional, articulada a noções de Derrida e sua relação com o pensamento de hegemonia em Laclau. Pensamos o campo das políticas curriculares para a educação do campo em tempos de tentativa de centralização curricular, com a BNCC e a partir de políticas e currículos estaduais, que intentam sob a domesticação da diferença e representação de uma identidade plena de um outro, visto nos currículos como uma projeção realizável de uma identidade plena possível por meio de uma formação homogênea. Argumentamos em favor da defesa do não fechamento definitivo da significação, operando na textualidade e rejeitando a ideia de um conhecimento poderoso que garanta projetos e modelos de formação pré-definidos e apostamos na tradução e na desconstrução como lugares abertos à significação, como conjunto de possibilidades imprevistas, abertas às subjetivações, negociações e traduções, ao porvir.

Palavras-chave : políticas de currículo; discurso; diferença; alteridade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )