SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75POLÍTICAS CURRICULARES PARA ESCUELAS RURAIS: pensar la alteridad, la diferencia y los otros de y en la política“POR UNA ESCUELA GORDA!”: difracciones del activismo y estudios del cuerpo gordo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CASALI, Alípio Márcio Dias  y  UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. CURRÍCULO NAS FRONTEIRAS: alteridade e diferença. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.137-149.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78783.

O artigo tem como objetivo considerar o currículo em regiões de fronteira do Brasil: as determinações a que está submetido e as potencialidades que tem a executar, pelo viés analítico da alteridade e da diferença. A pesquisa que o sustenta integra uma investigação mais ampla acerca das fronteiras do currículo, que constituiu uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluída em 2022. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa, por meio da revisão sistemática de literatura integrativa. O aporte teórico é fundamentado principalmente em Martins (2018) e Walsh (2009; 2012; 2019). Espera-se que o presente artigo, que decorre dessa pesquisa, possa contribuir para a ampliação do debate a respeito de um currículo decolonial e intercultural, especialmente nas regiões de fronteira do Brasil, que permita reconhecer a positividade das epistemologias das culturas invisibilizadas e negadas como consequência da colonialidade do poder e do saber.

Palabras clave : currículo; fronteiras; interculturalidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )