SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75“FOR A FAT SCHOOL!”: diffractions from activism and fat body studiesINHABITING TEACHING IN THE MEANING SPACE OF THE SCHOOL: collective resonances in formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Albert Henrique de J.  and  OLIVEIRA, Iris Verena. CURRÍCULO-QUILOMBO NA ESCOLA DO FIM DO MUNDO. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.166-175.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.79085.

Este estudo trata sobre o currículo-quilombo, a partir da concepção de Beatriz Nascimento, referindo ao currículo descentralizado e em movimento, constituído pelas produções afetivas da negritude no contexto escolar. Assim sendo, espera-se mobilizar uma luta antirracista que está sendo fomentada neste espaço através de performances negras que sensibilizam múltiplas formas de existência, buscando, deste modo, tensionar o pedestal humanista/colonial produzido pela modernidade. Para isso, pretende-se acionar o pensamento negro radical, atrelado ao debate pós-estrutural da diferença, para sensibilizar potências que subvertem a noção de humanidade imposta pelo colonialismo. Em outras palavras, o que interessa para a experimentação deste currículo é justamente essa im/possibilidade de contê-lo, tocá-lo, planejá-lo, classificálo. É nesse currículo que se (des)encontra a luta antirracista, afetiva e afro-diaspórica performada pela negritude no contexto escolar. Portanto, assumindo a impossibilidade de alcançar o status moderno de humanidade, apresenta pistas para a escola após o fim do mundo, a partir do debate proposto por Denise Ferreira da Silva e Wilderson III.

Keywords : currículo; quilombo; afropessimismo; educação antirracista..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )