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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PFEIFFER, Dietmar; PRESTES, Emília Maria da Trindade  e  SANTOS, José Lucas Batista dos. EXPANSÃO E EVASÃO: as ambivalências do ensino superior no Brasil. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.200-213.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.66090.

Nas sociedades modernas, a educação ocupa uma função estratégica, tanto para o desenvolvimento econômico, cultural e social, como na construção de identidades individuais e suas chances na vida. A educação superior é, nas sociedades atuais, a principal responsável pela formação pessoal e profissional de indivíduos para o desenvolvimento científico-tecnológico, cuja expansão se tornou um fenômeno global que abrange todos os países do mundo. O Brasil, nas últimas décadas, impulsado por uma política educacional expansionista, apresentou um crescimento extraordinário de matrículas e instituições conduzido, sobretudo, pelo setor privado. No entanto, se observou, um forte crescimento das taxas de evasão em todos os setores do ensino superior. Frente a essa situação, o presente estudo objetivou analisar, adotando os procedimentos metodológicos da pesquisa de natureza quantitativa, a relação entre expansão e evasão universitária no Brasil até o ano 2019, bem como desenvolver hipóteses no tocante às causas subjacentes desse fenômeno. Foi feito um levantamento, por ano, dos registros censitários de evasão existentes na base de dados do INEP/MEC, no período de 2000-2020, posteriormente agregados ao nível do sistema do ensino superior para ser analisado o comportamento da evasão nesse Sistema. Se utilizou o software SPSS que, em sincronia com os estudos e cálculos propiciados pelo próprio INEP, permitiu, mediante um modelo longitudinal dinâmico, as análises estatísticas observando-se as variáveis e indicadores referentes a ingresso, conclusão e abandono por ano, diferenciando-os em setor público e privado. Como hipóteses, atribui-se que o despreparo do alunado para acompanhar as aulas; a falta de identificação com o curso ou desinformação na opção por uma carreira profissional; a falta de condições financeiras ou insegurança de obter um trabalho ao término do curso, contribuem para provocar a evasão. Que sempre haverá jovens que não conhecem ainda sua própria vocação; que entram na faculdade por pressão de familiares e amigos ou por falta de alternativas; que têm uma imagem dos conteúdos e exigências de um curso fora do real ou que não é considerado atrativo para o mercado de trabalho. Conclui-se que o desafio de reverter a tendência de declínio da produtividade concomitante com o aumento da taxa de evasão continua sendo para todos os atores e stakeholders a prioridade absoluta nos próximos anos.

Palavras-chave : ensino superior; expansão; evasão; modelo longitudinal dinâmico..

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