SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75EXPANSIÓN Y EVASIÓN: las ambivalencias de la educación superior en BrasilGESTIÓN DEMOCRÁTICA Y EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: un análisis discursivo del Plan Municipal de Educación de João Pessoa/PB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GONCALVES, Suzany Faíny  y  GOULART, Sílvia Moreira. CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE AGRÔNOMOS DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.214-223.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204.

Buscamos trazer à discussão as contribuições da atividade de iniciação científica para a formação inicial no ensino superior. Focalizamos o curso de bacharelado em Agronomia ofertado pelo IF Goiano campus Urutaí. Análises da participação nas atividades de IC têm sido insuficientemente estudadas no âmbito do IF Goiano. Em um estudo de caso qualitativo, combinamos pesquisa bibliográfica e documental. A análise de dados aponta para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.

Palabras clave : ensino superior; educação agrícola; bacharelado em agronomia; IF Goiano; iniciação científica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )