SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75EXPANSÃO E EVASÃO: as ambivalências do ensino superior no BrasilGESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise discursiva do Plano Municipal de Educação de João Pessoa/PB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONCALVES, Suzany Faíny  e  GOULART, Sílvia Moreira. CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE AGRÔNOMOS DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.214-223.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70204.

Buscamos trazer à discussão as contribuições da atividade de iniciação científica para a formação inicial no ensino superior. Focalizamos o curso de bacharelado em Agronomia ofertado pelo IF Goiano campus Urutaí. Análises da participação nas atividades de IC têm sido insuficientemente estudadas no âmbito do IF Goiano. Em um estudo de caso qualitativo, combinamos pesquisa bibliográfica e documental. A análise de dados aponta para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.

Palavras-chave : ensino superior; educação agrícola; bacharelado em agronomia; IF Goiano; iniciação científica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )