SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75CONTRIBUTIONS OF SCIENTIFIC INITIATION IN THE TRAINING OF AGRONOMISTS AT IF GOIANO CAMPUS URUTAÍPHYSICAL EDUCATION IN THE NEW HIGH SCHOOL: challenges for consolidation in Pernambuco schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de  and  RODRIGUES, Krislânia Damascena. GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise discursiva do Plano Municipal de Educação de João Pessoa/PB. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.224-235.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.73504.

Objetivamos analisar as correlações enunciativas entre gestão democrática e educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de João Pessoa. Dialogamos com produções teóricas sobre a temática, apresentamos e operamos com as noções metodológicas de discurso e enunciado a partir da tradição foucaultiana. analisamos documentos circunscritos ao plano que estão relacionados ao objeto da pesquisa. Os resultados evidenciam que o conhecimento, o campo político-pedagógico e os sujeitos da escola pública caracterizam correlatos enunciativos entre gestão democrática e educação de jovens e adultos, tecidos em uma rede discursiva que afirma a educação como direito universal, pressuposto para construção da cidadania.

Keywords : gestão democrática; educação de jovens e adultos; Plano Municipal de Educação; discurso..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )