SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75APORTES DE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA FORMACIÓN DE AGRONÓMICOS EN EL CAMPUS IF GOIANO URUTAÍEDUCACIÓN FÍSICA EN LA NUEVA ESCUELA SECUNDARIA: desafíos para la consolidación en las escuelas de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de  y  RODRIGUES, Krislânia Damascena. GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise discursiva do Plano Municipal de Educação de João Pessoa/PB. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.224-235.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.73504.

Objetivamos analisar as correlações enunciativas entre gestão democrática e educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de João Pessoa. Dialogamos com produções teóricas sobre a temática, apresentamos e operamos com as noções metodológicas de discurso e enunciado a partir da tradição foucaultiana. analisamos documentos circunscritos ao plano que estão relacionados ao objeto da pesquisa. Os resultados evidenciam que o conhecimento, o campo político-pedagógico e os sujeitos da escola pública caracterizam correlatos enunciativos entre gestão democrática e educação de jovens e adultos, tecidos em uma rede discursiva que afirma a educação como direito universal, pressuposto para construção da cidadania.

Palabras clave : gestão democrática; educação de jovens e adultos; Plano Municipal de Educação; discurso..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )