SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75DEMOCRATIC MANAGEMENT AND EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS: a discursive analysis of the municipal education plan of João Pessoa/PBRIGHT TO EDUCATION AND THE PANDEMIC IN BRAZIL: a study based on the 2020 School Census author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Bruno César Rodrigues da  and  BRASILEIRO, Lívia Tenorio. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: desafios para consolidação nas escolas de Pernambuco. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.237-248.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.71704.

A pesquisa investigou a consolidação da educação física nas escolas do estado de Pernambuco, diante da implementação do novo ensino médio, tendo como objetivo apresentar como está a educação física nestas escolas, diante da implementação do novo ensino médio. Caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta uma entrevista com professores/as de educação física da rede estadual de Pernambuco. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo tipo categorial por temática. Constatamos que esta reforma curricular se encontra longe de sua consolidação nas escolas pernambucanas e que os/as professores/as de educação física não têm conhecimentos aprofundados sobre o novo ensino médio e nem sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Keywords : ensino médio; educação física; prática pedagógica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )