SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75TEMPORALIDADES DE LA DOCENCIA EN LA GUARDERÍALEER CON BEBÉS: narrativas sobre la enseñanza y las interacciones de los niños con el libro en la guardería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

QUEIROZ, Caroline Trapp de. CONSIDERAR A INFÂNCIA: história, interseccionalidade e philia. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.291-305.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64623.

O presente artigo tem por objetivo colocar em discussão a experiência de infância a partir da perspectiva da interseccionalidade, chamando atenção à dimensão política da presença da criança em diferentes processos sócio-históricos do nosso país. Para isso, são mobilizados alguns recortes que ajudam a tornar visível e potente sua participação, como o período colonial, o início da República brasileira, a ditadura civil-militar e o contexto atual da cidade do Rio de Janeiro. O artigo lança mão de análises baseadas em referências históricas e jornalísticas, buscando tecer relações entre diferentes fatos e fontes por meio da estratégia metodológica benjaminiana da constelação, a fim de propor outras visadas acerca da criança como sujeito político. Como resultados, aponta-se a necessidade de assumir a posição de realmente enxergar a criança em sua condição de sujeito, considerando sua existência e sua ação no mundo de modo responsável, e a urgência em construir com ela relações de proximidade e apoio por meio da philia, defendida como dimensão capaz de potencializar a produção de novas formas de lutar pelos nossos horizontes utópicos.

Palabras clave : infância; interseccionalidade; política..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )