SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75TEMPORALIDADES DA DOCÊNCIA NA CRECHELER COM BEBÊS: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

QUEIROZ, Caroline Trapp de. CONSIDERAR A INFÂNCIA: história, interseccionalidade e philia. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.291-305.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64623.

O presente artigo tem por objetivo colocar em discussão a experiência de infância a partir da perspectiva da interseccionalidade, chamando atenção à dimensão política da presença da criança em diferentes processos sócio-históricos do nosso país. Para isso, são mobilizados alguns recortes que ajudam a tornar visível e potente sua participação, como o período colonial, o início da República brasileira, a ditadura civil-militar e o contexto atual da cidade do Rio de Janeiro. O artigo lança mão de análises baseadas em referências históricas e jornalísticas, buscando tecer relações entre diferentes fatos e fontes por meio da estratégia metodológica benjaminiana da constelação, a fim de propor outras visadas acerca da criança como sujeito político. Como resultados, aponta-se a necessidade de assumir a posição de realmente enxergar a criança em sua condição de sujeito, considerando sua existência e sua ação no mundo de modo responsável, e a urgência em construir com ela relações de proximidade e apoio por meio da philia, defendida como dimensão capaz de potencializar a produção de novas formas de lutar pelos nossos horizontes utópicos.

Palavras-chave : infância; interseccionalidade; política..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )