SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75CONSIDERING CHILDHOOD: history, intersectionality and philiaCOMMUNICATION OF EMOTIONS AND PROCESSING OF SOCIAL PAIN IN SCHOOL: a socio-educational study with young students from the province of Buenos Aires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MARGOTTI, Gláucia Guarezi  and  PANDINI-SIMIANO, Luciane. LER COM BEBÊS: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.306-319.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481.

O texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro na creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do mestrado em educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos quatro professoras e uma gestora que atuam na educação infantil. A observação participante, registros escritos, audiovisuais, as cartas, as documentações, e, sobretudo, o estar junto e com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores, Benjamin, Rinaldi, Debus e Gonçalves, Pandini-Simiano, destaca-se nas documentações que no encontro dos bebês com os livros, eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. Embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto. O gesto de documentar, revisitar e narrar permite à professora reconhecer, valorar e redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na educação infantil.

Keywords : educação infantil; bebês; docência; livros..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )