SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75CONSIDERAR A INFÂNCIA: história, interseccionalidade e philiaCOMUNICAÇÃO DAS EMOÇÕES E PROCESSAMENTO DA DOR SOCIAL NA ESCOLA: um estudo socioeducativo com jovens estudantes da província de Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARGOTTI, Gláucia Guarezi  e  PANDINI-SIMIANO, Luciane. LER COM BEBÊS: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.306-319.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481.

O texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro na creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do mestrado em educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos quatro professoras e uma gestora que atuam na educação infantil. A observação participante, registros escritos, audiovisuais, as cartas, as documentações, e, sobretudo, o estar junto e com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores, Benjamin, Rinaldi, Debus e Gonçalves, Pandini-Simiano, destaca-se nas documentações que no encontro dos bebês com os livros, eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. Embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto. O gesto de documentar, revisitar e narrar permite à professora reconhecer, valorar e redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na educação infantil.

Palavras-chave : educação infantil; bebês; docência; livros..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )