SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75100 AÑOS DE PAULO FREIRE, LECTURAS DE NUESTRAS HISTORIAS: un ensayo autobiográfico sobre las relaciones racialesLA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE A LA LUZ DE LAS APORTACIONES DE CIPRIANO CARLOS LUCKESI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Robson Guedes da. INFÂNCIAS QUEERS IMPORTAM?! Precariedade, subjetivação e dissidências didático-curriculares. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.349-364.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.79075.

Este ensaio abraça o intuito de problematizar as infâncias queers, entrevendo em suas superfícies corporais, efeitos político-performativos e dissidências didático-curriculares. Querendo, com isso, tanto debater a noção de infância queer e as formas difusas de precariedade que vivenciam como ação normativa em suas superfícies corporais; quanto evidenciar as fissuras constitutivas engendradas pela força performativa de seus corpos em contraposição à ação governamentalizada da política da aparência. Inicialmente retoma a problematização do surgimento da infância e sua relação com a emergência da modernidade e da instituição escolar, para, em seguida, tensionar a constituição de variadas práticas de produção de vidas intensamente precarizadas e o engendramento de uma aparência normativa para as infâncias queers que circunscrevem termos inteligíveis para o reconhecimento, desumanização e vulnerabilização de seus corpos. Dessa forma, tece algumas provocações sobre o cenário contemporâneo, apontando certas práticas conservadoras atuais e suas reiterações em torno de um regime normativo das infâncias, e entrevendo, como devir, as infâncias queers articulando, através do aparecimento, a proliferação potente de formas dissidentes de estar no mundo no urdimento de afetações didático-curriculares fortemente queerizadas.

Palabras clave : infâncias queers; precariedade; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )