SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75INFÂNCIAS QUEERS IMPORTAM?! Precariedade, subjetivação e dissidências didático-curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa; SILVA, Érica Dantas da  e  PIRES, Aparecida Carneiro. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE CIPRIANO CARLOS LUCKESI. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.365-371.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70418.

Ao longo do tempo, o professor Cipriano Carlos Luckesi sagrou-se referência nos estudos sobre a avaliação da aprendizagem. Conscientes da relevância da avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, dialogamos com o professor a respeito da materialização e desafios da avaliação formativa na educação escolar, das repercussões provocadas pelas diferenças regionais no processo de formação docente, da utilização de provas como instrumento de aprovação e reprovação no percurso formativo de professores e dos impasses e potencialidades à avaliação no contexto do retorno ao ensino presencial na educação brasileira. Luckesi é professor aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e em teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), mestrado em ciências sociais pela UFBA e doutorado em educação pela PUC-SP. A entrevista reitera a compreensão acerca da avaliação da aprendizagem como instrumento de ascensão à formação qualitativa e emancipatória dos sujeitos.

Palavras-chave : avaliação da aprendizagem; avaliação formativa; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )