SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76“ACEPTARME HOMOSEXUAL FUE LA TRAVESÍA MÁS DIFÍCIL DE MI VIDA”: la constitución identitaria del cuerpo-territorio LGBT+LOS PEQUEÑOS CURUMINS: estado de los conocimientos de la producción científica sobre niños indígenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TEIXEIRA, Alessandra Falcão  y  ALMEIDA, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de. PRÁTICAS COTIDIANAS E A CRITICIDADE DOS POVOS ORIGINÁRIOS: integração à luz de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.28-41.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.74339.

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em educação que buscou conhecer como indígenas nordestinos recepcionam o processo educacional ofertado nas graduações, uma vez que a universidade não foi idealizada para as minorias. Para tanto, investigaram-se as práticas cotidianas utilizadas por um grupo de indígenas dos cursos de ciências biológicas, zootecnia, licenciatura em educação do campo, engenharia de pesca, pedagogia, educação física, engenharia agronômica e licenciatura em história. A metodologia aplicada teve natureza quantitativa, baseou-se num estudo de caso por meio de entrevistas, observações e questionários. A interpretação dos dados tem perspectiva de análise temática de Bardin. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos por meio de entrevistas e questionários. Com aporte teórico em Michel de Certeau e em Paulo Freire, chegou-se à conclusão de que as práticas cotidianas e a consciência crítica do processo histórico que vivenciam auxiliam discentes indígenas na integração à universidade.

Palabras clave : indígenas; práticas cotidianas; criticidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )