SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76O ORDINÁRIO EM IMAGENS: crianças periféricas e o CEU em São PauloHISTÓRIA, CAPITALISMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: reflexões a partir do documentário Before the Flood índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LINS, Heloísa A. Matos; CABELLO, Janaina  e  SILVA, Cristiane Perol da. “A GUERRA É CULTURAL, P*!”: a alfabetização como trincheira das direitas radicais brasileiras. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.71-84.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76977.

A partir de uma contextualização teórica e empírica sobre a chamada guerra cultural que impacta o país nos últimos anos, o artigo busca destacar a alfabetização como dispositivo político-instrumental das direitas radicais para a garantia do pleno governo da infância e controle social. Metodologicamente, o trabalho se desenvolve por meio de estudos pós-críticos, no caso, cartográficos. Neste contexto reflexivo, o texto concentra-se no enfoque de direitos e, mais especificamente, no direito humano das crianças à informação e no acesso aos bens culturais e simbólicos, ou seja, às formas de justiça epistêmica. São apresentadas algumas tendências e possíveis impactos dessas políticas para crianças surdas e ouvintes, em que se destaca a vulneração epistêmica em duas investigações e com um embasamento teórico voltado principalmente à perspectiva dos estudos da infância, dos estudos surdos, da história e da filosofia, bem como dos pressupostos freireanos. O trabalho indica elementos sobre como a alfabetização se converte num potente dispositivo político-instrumental do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Palavras-chave : direitos humanos das crianças; injustiça epistêmica; guerras culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )