SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76STILL ON EDUCATION: about the cry of one mouthCONVERSATIONS ABOUT LEARNING AND TEACHING, EXERCISES IN A/R/TOGRAPHY: encounters and practices in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DALPIAZ, Priscila Caroline  and  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. QUE LUGAR OCUPA A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE?. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.112-124.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76473.

Estudos voltados para a interculturalidade e a educação intercultural estão sendo discutidos cada vez mais na formação profissional docente, a fim de que se possa compreender como esse conceito reflete nas relações sociais e na formação dos sujeitos. Entretanto, percebem-se lacunas nas discussões, havendo a necessidade de ampliar este debate nos espaços acadêmicos e escolares. Dessa forma nesta pesquisa, pretende-se aprofundar os conceitos de interculturalidade apresentados por alguns estudiosos do campo. Tem por objetivo analisar o lugar que ocupa a interculturalidade em uma proposta curricular de formação inicial do pedagogo, e como a Internacionalização do Currículo contribui com as práticas interculturais. A geração de dados se deu a partir da análise da matriz curricular do curso de Pedagogia, e Projeto Pedagógico de Curso da instituição analisada. Para auxiliar-nos teoricamente contamos com o pensamento crítico de autores que foram a principal referência neste estudo, como Candau (2008, 2011, 2012, 2016, 2022), Walsh (2001, 2005, 2009) e Fleuri (2003, 2014, 2018), além dos demais autores que compuseram o quadro teórico e que contribuíram com o desenvolvimento da pesquisa. A partir das análises, conclui-se que há um certo silenciamento em relação a interculturalidade nos documentos curriculares analisados, podemos perceber que a Internacionalização do Currículo- IoC poderia contribuir para uma formação mais abrangente, de modo que passe a incluir conteúdos e temas relacionados às diferentes culturas e realidades existentes no mundo. Entende-se que os pedagogos precisam estar preparados para trabalhar com estudantes de diferentes culturas e promover a inclusão e a equidade em sala de aula.

Keywords : currículo; formação inicial; pedagogia; interculturalidade; internacionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )