SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76CONVERSATIONS ABOUT LEARNING AND TEACHING, EXERCISES IN A/R/TOGRAPHY: encounters and practices in higher educationCURRICULUM KNOWLEDGE OF GEOMETRY: a study with early years teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SCHWANTZ, Josimara Wikboldt  and  RODRIGUES, Carla Gonçalves. A DOCÊNCIA EM ESCRILEITURAS: cartografia de um estilo animal. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.138-152.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.77155.

Esta pesquisa compõe um atlas ao inventariar a docência, a partir do exercício de escrileituras, desde as possibilidades existenciais e pedagógicas. Utiliza o referencial teórico de Deleuze e Guattari, intercessores artísticos e científicos. Justifica-se pela inquietação percebida na produção radiofônica realizada por professores em formação inicial e continuada na oficina Conatus, ao dizerem de acontecimentos de um cotidiano escolar. Trata do conceito de estilo para acompanhar o movimento, a composição, a variação e a fuga de uma prática educacional. Se questiona: Como a constituição de um estilo afeta os modos de ser professor(a)? A partir do método cartográfico, mapeia em planos extensivos (por meio de matérias e rastros deixados pela oficina) e intensivos (captura das forças e signos de uma docência, concebendo a escrita de um bestiário em devir). Considerou-se, na análise em transcriação, que a ação de escrever-ler favoreceu o aparecimento de um estilo animal, evidenciando a necessidade de brechas de respiro de um fazer que diminui a força de agir.

Keywords : cartografia; docência; escrileituras; estilo animal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )