SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76LA DOCENCIA EN ESCRILECTURAS: cartografía de un estilo animal(DE)VALORIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL INTERIOR DE AMAZONAS: apuntes desde el imaginario docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  y  AZEREDO, Maria Alves de. CONHECIMENTO CURRICULAR DA GEOMETRIA: um estudo com professores dos anos iniciais. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.167-180.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.80128.

Este artigo aborda o ensino de matemática, especificamente, o eixo temático geometria. Tem como objetivo discutir o conhecimento curricular da geometria apresentado por professores dos anos iniciais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, realizada com 37 professores dos anos iniciais, cuja interpretação dos dados se baseou nas técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, apontou-se para questões importantes sobre o quê, quando e por que ensinar geometria nos anos iniciais de escolarização. Os professores sinalizaram diferentes razões para o ensino da geometria, tais como: a presença do conteúdo geométrico no cotidiano, o desenvolvimento do pensamento geométrico e a apropriação de noções de localização e deslocamento no espaço. Os dados mostraram que o ensino das figuras geométricas emerge como principal conteúdo abordado em sala de aula. Além disso, os professores não demonstraram trabalhar com plantas baixas, croquis e noções de lateralidade (esquerda e direita), o que pode indicar fragilidades no ensino da geometria.

Palabras clave : conhecimento curricular; geometria; ensino de matemática; anos iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )