SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76CURRICULUM KNOWLEDGE OF GEOMETRY: a study with early years teachersREORGANIZATION OF THE FORTALEZA SCHOOL NETWORK: rationality versus affectivity in the transition from 5th to 6th grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROCHA, Jamillys Rocha da; NUNES, Liara Lira  and  OLIVEIRA, Victor José Machado de. (DES)VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INTERIOR DO AMAZONAS: notas dos imaginários de professores. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.181-193.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.72579.

A educação física é reconhecida legalmente como um componente curricular obrigatório da educação básica. Contudo, há percalços nos processos de legitimação na escola. Investigamos os imaginários atribuídos à educação física pela comunidade escolar. Especificamente, analisamos as ambiguidades da sua (des)valorização. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida em escolas do interior do Amazonas. Cinquenta e três participantes responderam a uma entrevista semiestruturada. Categorizamos os dados a partir de uma análise de conteúdo. Observamos uma espécie de bênção confusa quando a educação física é valorizada como uma disciplina importante, mas que se concentra apenas em momentos de lazer desvinculados de intenção pedagógica. Também, notamos processos de desvalorização evidenciados na falta de professor formado em educação física e na visão da educação física como uma moeda de troca ou apêndice de outras disciplinas. Conclui-se que essa conjuntura pode levar a processos de desinvestimento/abandono pedagógico e que são necessárias políticas públicas que permitam mudar esses cenários.

Keywords : imaginário social; educação física escolar; inovação pedagógica; desinvestimento pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )