SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76CONHECIMENTO CURRICULAR DA GEOMETRIA: um estudo com professores dos anos iniciaisREORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR DE FORTALEZA: racionalidade versus afetividade na transição de 5º para 6º ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROCHA, Jamillys Rocha da; NUNES, Liara Lira  e  OLIVEIRA, Victor José Machado de. (DES)VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INTERIOR DO AMAZONAS: notas dos imaginários de professores. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.181-193.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.72579.

A educação física é reconhecida legalmente como um componente curricular obrigatório da educação básica. Contudo, há percalços nos processos de legitimação na escola. Investigamos os imaginários atribuídos à educação física pela comunidade escolar. Especificamente, analisamos as ambiguidades da sua (des)valorização. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida em escolas do interior do Amazonas. Cinquenta e três participantes responderam a uma entrevista semiestruturada. Categorizamos os dados a partir de uma análise de conteúdo. Observamos uma espécie de bênção confusa quando a educação física é valorizada como uma disciplina importante, mas que se concentra apenas em momentos de lazer desvinculados de intenção pedagógica. Também, notamos processos de desvalorização evidenciados na falta de professor formado em educação física e na visão da educação física como uma moeda de troca ou apêndice de outras disciplinas. Conclui-se que essa conjuntura pode levar a processos de desinvestimento/abandono pedagógico e que são necessárias políticas públicas que permitam mudar esses cenários.

Palavras-chave : imaginário social; educação física escolar; inovação pedagógica; desinvestimento pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )