SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76REORGANIZACIÓN DE LA RED ESCOLAR DE FORTALEZA: racionalidad versus afectividad en la transición de 5º a 6º gradoEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN MEDIO DE LA PANDEMIA: discutiendo el caso de los institutos federales gaúchos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MELO JUNIOR, Arlindo Lins de; BEZERRA NETO, Luiz  y  FRANCO, Paulo Cesar. TRAJETÓRIAS DOS PROFESSORES E EDUCADORES SOCIAIS CAIÇARAS DA CIDADE DE IGUAPE - SP. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.221-235.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.77551.

Pensar nas trajetórias dos professores e educadores sociais caiçaras da cidade de Iguape - São Paulo (SP) é refletir sobre os caminhos percorridos pelos povos do campo que retiram da terra e de suas tradições ancestrais força para prosseguir lutando por melhores condições de vida, educação, cultura e cidadania. O problema desse artigo traz a seguinte indagação: como se apresentam as trajetórias dos professores e educadores sociais caiçaras do município de Iguape - SP? Buscando responder, tivemos como objetivo analisar a trajetória de professores e educadores sociais caiçaras no município de Iguape - SP. As comunidades tradicionais caiçaras estão situadas nos litorais dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, e apresentam modos de vida semelhantes por realizarem o mutirão de fandango como meio de uma organização social e produzir uma canoa utilizando um único tronco, bem como outros artefatos, num estilo parecido. Além disso, as populações caiçaras resultam da confluência dos indígenas, europeus e africanos que moldam, ao longo dos séculos, as faces dos brasileiros. Esta pesquisa foi fundamentada no materialismo histórico-dialético, no viés qualitativo, coletamos os dados por meio de entrevista semiestruturada. As comunidades tradicionais caiçaras pertencem ao grupo que compõe a educação do/no campo, contudo existe uma peculiaridade única que distinguem das outras comunidades campesinas, cujas características dizem respeito a tirar também do mar, por meio da pesca, o seu sustento.

Palabras clave : caiçaras; professores; educação no campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )