SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76TRAJETÓRIAS DOS PROFESSORES E EDUCADORES SOCIAIS CAIÇARAS DA CIDADE DE IGUAPE - SPEDUCAÇÃO VACINAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: um olhar para os livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CALHEIROS, Vicente Cabrera; CASTAMAN, Ana Sara  e  FERREIRA, Liliana Soares. O TRABALHO PEDAGÓGICO EM MEIO À PANDEMIA: discutindo o caso dos Institutos Federais Gaúchos. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.236-251.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.73678.

Em virtude das transformações sociais realizadas a partir da Pandemia Covid-19, assumiu-se o ensino remoto no Brasil no primeiro semestre de 2020, com ampla e profunda repercussão no trabalho pedagógico. Dentro de um complexo e variado conjunto de mudanças tidas em todo o território nacional, o objetivo deste estudo é investigar os impactos no trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como campo empírico os discursos de professores e professoras dos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) presentes no Estado do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados, aplicouse um questionário on-line e fundamentou-se teórica e metodologicamente o estudo na Análise de Movimentos de Sentidos. Constatou-se haver entendimentos díspares, a manutenção/permanência das relações que já aconteciam antes do período pandêmico. Considera-se que é necessário que se compreenda o modo como cada professor(a) lida com estas “novidades”, a fim de entender a complexidade do trabalho pedagógico remoto.

Palavras-chave : trabalho pedagógico; pandemia; educação; institutos federais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )