SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76EDUCAR PARA EL PROGRESO DE LA NACIÓN: extractos de los libros didácticos en lengua portuguesa para la educación primaria y secundaria en Brasil (1930-1971)CUESTIONES DE GÉNERO Y DERECHOS HUMANOS EN LOS PLANES DE ESTUDIO BRASILEÑOS: un análisis de los cursos de pregrado en publicidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa. AS COMPETÊNCIAS DA CULTURA: a interculturalidade funcional na Base Nacional Comum Curricular. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.293-305.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.75985.

Neste artigo debatemos como a diversidade cultural é abordada na Base Nacional Comum Curricular. O trabalho foi construído a partir da análise do documento, seguindo as orientações da pesquisa documental e em diálogo com parte da bibliografia crítica do campo do currículo (Silva, 2008; Cury, Reis, Zanardi, 2018). Averiguamos a recorrência do tema da cultura nas competências gerais da educação básica e nas demais competências previstas pelas diferentes áreas do conhecimento estabelecidas pela Base, construindo o discurso que diz se tratar de um documento que visa construir currículos interculturais na educação básica. Contudo, concluímos que a própria noção de competência é uma abordagem que reforça e referenda o ideário neoliberal que, por princípio, é monocultural. Deste modo, a suposta valorização da diversidade cultural presente na BNCC é na verdade uma expressão do que Tubino (2005) chama de interculturalidade funcional, quer dizer, ações que dizem promover a tolerância, mas sem tocar nas causas das assimetrias sociais e culturais hoje vigentes, o que torna o diálogo intercultural inautêntico.

Palabras clave : currículo; interculturalidade; BNCC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )