SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76CUESTIONES DE GÉNERO Y DERECHOS HUMANOS EN LOS PLANES DE ESTUDIO BRASILEÑOS: un análisis de los cursos de pregrado en publicidadLA MEDIACIÓN EN UN MUSEO DE CIENCIAS DE BELFORD ROXO/RJ COMO FORMA DE INCLUSIÓN SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LOPES, Luís Fernando; MATOSO, Rubiane Bakalarczyk  y  SILVA, Nádia Cataryna Nogueira e. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO DE TRÊS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.320-333.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.75155.

Este estudo bibliográfico e documental de cunho qualitativo e exploratório propõe uma reflexão sobre a educação em direitos humanos no Brasil com foco na análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em direito de três universidades públicas brasileiras: UFPR, UFSC e USP. Os aportes teóricos consideram, sobretudo, as contribuições de Sacristán (1998; 2000), Candau (2008), Freire (1996), Arroyo (2015) e, ainda, Dibbern e Serafim (2023). A problemática questiona em que medida as matrizes curriculares e os currículos das disciplinas dos cursos de graduação em direito possibilitam a abordagem dos direitos humanos em consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos? Os resultados apontam que os direitos humanos (DH) ainda são ensinados como normas e conceitos, sem um caráter pedagógico, voltado para a educação em e para direitos humanos (EDH).

Palabras clave : educação em direitos humanos; cursos de direito; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )