SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS EN LOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE DERECHO EN TRES UNIVERSIDADES BRASILEÑASPOLÍTICA NACIONAL PARA LA PROTECCIÓN DE LOS DERECHOS DE LAS PERSONAS CON TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA: (in)visibilidad en el processo de formación en la carrera de pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

HENRIQUE JUNIOR, Sérgio de Souza  y  PEREIRA, Grazielle Rodrigues. A MEDIAÇÃO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA DE BELFORD ROXO/RJ COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.334-347.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.74386.

Este trabalho investigou a importância dos museus e Centros de Ciências para a formação de mediadores, estudantes da educação básica em um museu de ciências localizado no município de Belford Roxo na Baixada Fluminense. O objetivo foi analisar as contribuições desse espaço, durante as etapas de concepção e implantação, na formação dos alunos mediadores bem como o impacto na perspectiva dos mediadores sobre a ciência. O que mudou na perspectiva deles sobre ciência? O papel do mediador é transformar o conhecimento científico em algo acessível por meio de atividades interativas e estimular o interesse do público em relação à ciência. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário online com perguntas fechadas e abertas para avaliar a participação dos alunos no processo de concepção e implantação do centro. Os resultados indicaram que estar em um Centro de Ciências proporcionou experiências importantes e inéditas para os alunos, despertando o interesse e a curiosidade em relação à ciência. O sentimento de pertencimento ao espaço também foi destacado pelos participantes. Além disso, a metodologia de formação dos mediadores foi de grande relevância para a compreensão da importância desses espaços para a educação e formação destes mediadores. Conclui-se que o envolvimento dos alunos é uma ferramenta importante para a consolidação de um Centro de Ciências e pode gerar o sentimento de pertencimento e engajamento necessários para a inclusão de toda a comunidade escolar.

Palabras clave : inclusão; pertencimento; divulgação científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )