SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76UNA CORRECCIÓN EN LOS DATOS DE MATRÍCULA DE ESTUDIANTES CON ALTAS CAPACIDADES/SUPERDOTACIÓN DE 2019: Propuestas para mejorar los registrosLENGUA BRASILEÑA Y ESTUDIANTES SORDOS: estado del arte de las señales para la enseñanza de las actividades circenses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

QUITERIO, Patricia Lorena  y  NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. PROMOÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL SEM FALA ARTICULADA. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.393-410.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76260.

O estudante com deficiência física sem fala articulada pode apresentar dificuldade para desenvolver e ampliar o repertório de habilidades sociais, prejudicando suas relações interpessoais e qualidade de vida. Contudo, a intervenção em habilidades sociais atua como fator de proteção e importante ferramenta para a promoção de saúde mental. O estudo tem como objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral e sem fala articulada antes e após a realização de um programa de promoção de habilidades sociais. Sete participantes com idade entre 15 e 30 anos participaram da intervenção desenvolvida em 22 encontros semanais. Os instrumentos processuais e de avaliação prée pósintervenção foram: (a) inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada, (b) questionário com os familiares, (c) entrevista com as professoras, (d) tarefas de casa, (e) diários de campo, e (f) relatos dos familiares. Os resultados revelaram aumento no repertório de habilidades sociais nas classes: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer e manter amizades, solução de problemas interpessoais e habilidades sociais acadêmicas. Concluiu-se que o programa de promoção das habilidades sociais demonstrou benefícios e afetou positivamente a generalização dos efeitos da intervenção para outros contextos, assim como no uso da comunicação alternativa, para ampliar as habilidades sociais.

Palabras clave : paralisia cerebral; habilidades sociais; intervenção; educação especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )