SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76UMA CORREÇÃO NOS DADOS DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DE 2019: propostas para melhorar os registrosLIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

QUITERIO, Patricia Lorena  e  NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. PROMOÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL SEM FALA ARTICULADA. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.393-410.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76260.

O estudante com deficiência física sem fala articulada pode apresentar dificuldade para desenvolver e ampliar o repertório de habilidades sociais, prejudicando suas relações interpessoais e qualidade de vida. Contudo, a intervenção em habilidades sociais atua como fator de proteção e importante ferramenta para a promoção de saúde mental. O estudo tem como objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral e sem fala articulada antes e após a realização de um programa de promoção de habilidades sociais. Sete participantes com idade entre 15 e 30 anos participaram da intervenção desenvolvida em 22 encontros semanais. Os instrumentos processuais e de avaliação prée pósintervenção foram: (a) inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada, (b) questionário com os familiares, (c) entrevista com as professoras, (d) tarefas de casa, (e) diários de campo, e (f) relatos dos familiares. Os resultados revelaram aumento no repertório de habilidades sociais nas classes: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer e manter amizades, solução de problemas interpessoais e habilidades sociais acadêmicas. Concluiu-se que o programa de promoção das habilidades sociais demonstrou benefícios e afetou positivamente a generalização dos efeitos da intervenção para outros contextos, assim como no uso da comunicação alternativa, para ampliar as habilidades sociais.

Palavras-chave : paralisia cerebral; habilidades sociais; intervenção; educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )