SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circensesCLAUDIO ULPIANO: a docência como obra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos  e  FARIAS, Daniella Rodrigues de. A RELAÇÃO ENTRE DOCENTE DE MATEMÁTICA E INTÉRPRETE DE LIBRAS: uma análise a partir de subjetividades e relações de poder. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.425-437.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.77756.

A presente investigação se insere no estudo da relação entre dois profissionais que participam diretamente no processo de ensino de matemática a estudantes surdos em escolas regulares, a saber, o docente de matemática e o intérprete de Libras. O objetivo do estudo consiste em analisar as relações constituídas entre docentes de matemática e intérpretes de Libras. Para fundamentar os conceitos-chaves da pesquisa optouse pela concepção pós-estruturalista que vêm, assim, conferir potência às discussões através da apreciação das historicidades, dos devires em jogo. O lastro teórico da pesquisa se firma, portanto, numa rede entre autores da abordagem pós-estruturalista, estudiosos da inclusão e educação de surdos, dentre eles, Deleuze (2006), Quadros (1997). Esta investigação possui abordagem qualitativa e tem como cerne dos procedimentos metodológicos a observação direta em aulas de matemática que dispõem de intérpretes de Libras e entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática e os intérpretes de Libras das salas de aula observadas. Após a coleta de dados, realizou-se a análise de discurso a partir do contato com esse universo que estuda o discurso e o percebe como a palavra em movimento, em curso. Percebemos durante a pesquisa, a provisoriedade de pessoas e contextos e, assimetrias em saberes e poderes evidenciados nas relações de poder estabelecidas entre os participantes.

Palavras-chave : intérprete de Libras; professor de matemática; relação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )