SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76LA RELACIÓN ENTRE EL PROFESOR DE MATEMÁTICAS Y EL INTÉRPRETE DE LIBRAS: un análisis basado en subjetividades y relaciones de poderEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN UN MUNDO HÍBRIDO: desafíos de la inclusión digital humanizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. CLAUDIO ULPIANO: a docência como obra. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.438-449.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.78822.

O presente ensaio discute a docência como obra em Claudio Ulpiano (Rio de Janeiro, 1932 - 1999). Para tal, considera o material publicizado das e sobre as aulas - relatos de ex-alunos/as, depoimentos de participantes dos encontros, textos, vídeos, sites, áudios - que possa revelar uma forma de ensinar filosofia característica desse professor. Defende a hipótese de que o acontecimento-aula dinamiza o conceito e, portanto, que o exercício da docência em Ulpiano se constitui como obra reverberada na presença. No devir da ação e da palavra, o encontro/aula possibilita uma extensão com e além do conteúdo partilhado, com e além do espaço-tempo de sua realização. Tomada como obra, a realização da docência viabiliza um legado passível de ser disseminado, continuado e transformado. Assim, da experiência de ensino em Claudio Ulpiano, discorre sobre a busca didática por conjugar inteligência e intuição, razão e emoção, conteúdo e experiência de mundo. Conclui-se com a defesa da obra de docência como indispensável à experiência acadêmica.

Palabras clave : Claudio Ulpiano; obra de ensino; docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )