SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76CLAUDIO ULPIANO: teaching as workBURYING OBSCURANTIST PUBLIC POLICIES: a curriculum discussion on possibilities of (complicated) conversations in the Anthropocene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BAPTISTA, Anderson José Lisboa  and  TELES, Jorge Luiz. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM MUNDO HÍBRIDO: desafios da inclusão digital humanizada. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.450-457.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.79029.

A pandemia de Covid tornou a relação com o mundo digital mais intensa e desafiadora. Esse debate já ocorre na educação, porém precisa ser mais explorado na educação de jovens e adultos (EJA). O presente ensaio visa refletir sobre a EJA e os desafios da inclusão digital no mundo contemporâneo, à luz das dificuldades estruturais e tecnológicas que atravessam esta modalidade da educação básica. A pesquisa se baseia em método qualitativo, com análise bibliográfica e de dados secundários, valendo-se de abordagem crítica em diálogo com teorias de Arendt (2014) sobre a condição humana e a produção sobre letramento e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação, com centralidade nas categorias humanização e letramento digital. As reflexões apontam que a inclusão digital para ser real deve ir além do simples acesso às tecnologias. Assumir a inclusão assente em efetivo letramento digital na EJA é, sobretudo, um projeto humanizador.

Keywords : educação de jovens e adultos; letramento digital; inclusão digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )