SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76YOUTH AND ADULT EDUCATION IN A HYBRID WORLD: challenges of humanized digital inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COELHO, Guilherme de Azeredo; ABREU, Rozana Gomes de  and  MILANEZ, Juliana. ATERRANDO POLÍTICAS PÚBLICAS OBSCURANTISTAS: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.458-469.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76461.

Em virtude do reflexo gerado nos últimos meses a partir da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no país, este ensaio teórico tem por objetivo traçar diálogos entre a filosofia latouriana e as conversas complicadas sobre currículo, tecidas por William Pinar, dando base para pensar em formas de orientação perante a desterritorialização ampliada pelas mutações climáticas e aos impactos gerados pelas políticas públicas em nosso saber-fazer-artístico docente. O cenário político atual, marcado por manifestações e pela protocolação do PL n. 2.601/2023, abriu espaço para pensar em currículos outros, construídos a partir do diálogo entre seres-terrestres, partindo de suas experiências de vida e saberes produzidos com/no/sobre o ambiente em que (co)habitam. Ao propor, neste artigo, uma reconstrução do passado indolente, marcado pela imposição de políticas públicas nefastas a partir de interesses das elites obscurantistas, esperançamos a (re)construção de um currículo pautado em geo-histórias, orientando os terrestres frente a mutações climáticas e os politizando para a superação de uma globalização individualista e segregante.

Keywords : currículo; conversa complicada; ecologia; reformas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )